BLOG DA MAGNA

Skincare: Por que devo cuidar da minha pele?

by - julho 05, 2020



Oi pessoal tudo bem com vocês? Hoje iremos falar sobre cuidar da nossa pele. Assim como a pele do nosso rosto, o nosso corpo precisa de cuidados. Estamos vivemos de uns anos para cá um crescimento da prática do skincare que nada mais é do que uma rotina de cuidados com a pele. Muita gente da prioridade a pele do rosto, colo e pescoço porque são as partes do corpo mais visíveis de sinais de idade, manchas, acnes além de ser a parte mais visível do nosso corpo. E todos nós ou a maioria de nós gostamos de está bem apresentada como uma forma de alto estima. 


Porém, mais que cuidado de aparência ter-se uma rotina de cuidados com a pele é cuidar da saúde afinal a pele é o maior órgão da nosso copo e nos protege contra impurezas, poluições, raios solares além de impedir que percamos nutrientes de forma descontroladas. A nossa pele é dividida em três camadas a Epiderme, Derme e a Hipoderme.
"A pele, ou cútis é o maior órgão do corpo humano, ocupando área média de 2m², o que corresponde a cerca de 10 a 15% do peso total corporal. Ela é um órgão de revestimento complexo e heterogêneo, composto essencialmente de três grandes camadas de tecidos: uma superior - a epiderme; uma camada intermediária - a derme; e uma camada profunda - a hipoderme (Figura 1). Seu principal papel é proteger o organismo, de um lado impedindo a entrada de substâncias nocivas, c de outro, evitando a evaporação excessiva de água, que levaria à desidratação, exercendo desse modo uma função de barreira, sendo a epiderme a camada mais importante para essa função" (Leonardi, 2005, p 14)
 
A Epiderme - é a camada do epitélio pavimentoso estratificado. A epiderme é a camada superficial da nossa pele, as células da epiderme estão sempre se renovando por tanto as células mortas que você houve falar se encontra nesta camada.

A Derme - É um tecido resistente que nutre a epiderme e protege o corpo contra lesões mecânicas. Nesta camada estão presentes as raízes dos pelos terminações nervosas, glândulas, vasos sanguíneos. Nesta camada também encontramos o colágeno, o acido hialurônico e outras substancias que são essenciais ao nosso corpo e que com o passar dos tempos se vai diminuindo a sua produção chegando ai os sinais de envelhecimento da nossa pele.

A Hipoderme - É a camada mais profunda da pele e constitui-se de células de gorduras denominadas de adipósitos . Esta camada funciona como um reservatório nutritivo além de participar do isolamento térmico e na proteção mecânica do organismo ás pressões e traumatismos externos.

Fonte: Google Fotos.



Bom, agora que entendemos o que é a pele e suas divisões, já deu para entender o porque devemos cuidar deles não é mesmo? Mas vale salientar que cosméticos não irão repor de uma vez só o que a nossa pele perdeu e nem vai impedir de uma hora para outra os processos de envelhecimento.Os cosméticos atual de forma progressivas e podem ajudar a prevenir o envelhecimentos e ajudar com o uso continuo na reposição de nutrientes e trazer benefícios temporário e visíveis a pele.
Não existe porção mágica! Então deixa a preguiça de lado e vamos cuidar da pele!
Mas a partir de que idade devo começar a cuidar da pele?  Essa coisa de "ah, eu sou nova ainda, não preciso cuidar da pele" é pura cilada bino! A partir do momento que entramos na vida adulta já começamos a sofrer algumas perdas de nutrientes na nossa pele então galeris dos 19 e 20 aninhos vamos iniciar os processos de skincare. Outra coisa muito importante é o seguinte, não adianta querer usar cremes para combater rugas se você não as tem, o que você tem que fazer é usar produtos de acordo com seu momento atual de estado da pele por isso ir ao dermatologista é importante para entender a sua pele e usar o que de fato precisa ser usado!

Não quer ir ou não pode ir a um dermato? Então adote hábitos simples como: Não dormir de maquiagem, usar protetor solar, lavar o rosto com sabonete e hidratar e a partir dos 25 aninhos começar a introduzir os produtos de anti-envelhecimentos.

Uma coisa que você pode pensar é: Eu conheço fulana e ela tem tantos anos e não tem nenhum sinal de idade! Já ciclano é bem mais nova e tem... Segundo Leonardi (2005) o envelhecimento da pele pode surgir aos 30 anos e pode acontecer de alguém aos 40 ter sinais quase imperceptível e isso ocorre devido a fatores exógenos e endógenos ou seja fatores externos e internos.Em relação aos fatores Exógenos ou Externos esta a exposição aos raios solares, vento, poluição, baixa umidade do ambiente que esteja se expondo. Já os Endógenos esta relacionado aos fatores genéticos e fisiológicos.  

E de todos os malefícios, a proteção contra os raios nocivos sol é o principal. Portanto miga, vamos usar e abusar de produtos com proteção solar! O sol,possui a luz visível, a luz ultravioleta, e a infra vermelha sendo a ultra violeta a mais perigosa delas. Esses raios de luzes solares podem gera danos as células da nossa pele gerando danos irreversíveis como o câncer por exemplo de pele ou o envelhecimento da nossa pele. 

 - Hidratação
A ideia inicial era trazer a resenha de hidratantes corporais, porém achei mais interessante aborda esse tema de incentivo de cuidar da pele antes de trazer a resenha. Nada aqui está sendo escrito apenas com base na minha cabeça ou achismo, sempre faço leituras sobre o tema, porque eu sou curiosa e aproveito e indico a leitura do livro Cosmetologia Aplicada  para entender um pouco, cosméticos, funcionamento da pele e muitos outros temas que o livro aborda!



Anteriormente vimos que a pele é dividida em três partes, Epiderme, Derme e Hipoderme e elas por sua vez, possui subdivisões. Uma dessas subdivisões é o extrato córneo que é uma fina membrana da pele responsável pela hidratação da nossa pele. A função dela é reter água, conservar a nossa pele saudável e macia, os cosméticos que possuem a hidratação atuam ajudando o extrato córneo Leonardi no seu livro cita uma observação feita por Libardi (1999) que diz: 
, "o que faz a pele permanecer saudável, macia, com flexibilidade e elasticidade é a manutenção da hidratação cutânea e a capacidade que o organismo tem não só de promover a renovação celular, mas de sintetizar as substâncias que compõem a epiderme, entre elas as ce-ramidas. Para um bom funcionamento do mecanismo de hidratação da pele, o estrato córneo deve ser capaz de reter água, de modo que a taxa de evaporação da água sempre se mantenha num nível normal."
Os cremes hidratantes podem ajudar a pele a reter água e/ou reduzir a evaporação essa ação é feita através dos produtos que tem ação umectante. outra forma de aumentar a hidratação da nossa pele é através da ingestão de água . 

Um hidratante corporal que estou usando e gostando bastante é o Nativa SPA - Ameixa Negra da Natura ele possui o Bioéster que nada mais é que um óleo extraído da quinoa e que vai atuar na produção de colágeno e diminuir a perda da elasticidade da pele. na composição dele possui também o Sordatol que possui ação tanto umectante quanto emoliente  ajudando na captação e retenção da água na nossa pele evitando o ressecamento.

Arquivo pessoal

O produto possui uma cor rosinha e a textura desse creme é super leve que facilita na hora de aplicar na nossa pele, durante a aplicação a fragrância expande pelo ambiente e isso ocorre devido ao fato da existência da fragrância encapsulada que o produto possui e esta capsula quebra-se na hora da aplicação do creme da nossa pele.

O produto possui a embalagem em pamper o que garante uma conservação do produto... Lembra quando se fala em usar uma espatula para pegar o produto e só depois colocar na mão para evitar contaminação e perdas da eficacia do produto? Então menina, o pamper vem para facilitar a nossa vida nesse sentido. Além disso você pode reutilizar a embalagem e comprar apenas o refil economizando uma graninha. 


Arquivo pessoal


Informações passada pela empresa:

"Como símbolo de sensualidade e intensidade, a Nativa SPA Loção Hidratante Desodorante Corporal Ameixa Negra é um estímulo para a pele. É a união de hidratação profunda com um delicioso aroma floral oriental, amadeirado.

Sua fórmula é enriquecida com gotas purificadas de quinoa, que aumentam a produção de colágeno e previnem a perda da elasticidade da pele.

Além de hidratar, loção corporal traz do leste da França o lado mais profundo da ameixa negra para caracterizar sua fragrância. Seu formato em microcápsulas se rompe ao longo do dia, trazendo momentos de surpresa e alta durabilidade da perfumação.

Com foco na sustentabilidade, o hidratante de 400mL é feito com PET reciclado. Por usar esse material, por ano, incorporamos o equivalente mais de 40 mil garrafas de refrigerante de 2 litros que, se empilhadas, teriam a altura de 370 estátuas do Cristo redentor. Sua fabricação ainda utiliza um processo, 100% a frio, o que significa menor consumo de energia reduzindo o impacto ambiental.

Contém: 400ml

Bom, por hoje é só, eu trouxe o assunto de forma bem resumida, tem muitas coisas que poderiam ser mais aprofundadas maas o nosso poster iria ficar gigante kkkk mas eu espero ter te ajudado a entender a importância de cuidar da pele. Bebam bastante água, use protetor solar, hidrate a pele e procure um dermatologista."

Este foi o nosso post de hoje, espero que você tenha gostado, cuide-se beba água, use protetor solar e hidrate a sua pele

Um beijo e até a próxima.

Bibliografia: LEONARDI, Gislaine Ricci. cosmetologia aplicada. Livraria e editora medfarma. Ed. 2005









You May Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário!! Ele estará disponivel assim que for aprovado. Beijos da Magna minhaLindeza :*