BLOG DA MAGNA

Viajem a um pedacinho do paraíso: Diego Lopes - RN

by - dezembro 29, 2017

Oi amores tudo bem com vocês?!?



 Hoje o nosso papo é sobre viajem, e vim compartilhar com vocês uma aula de campo que fiz na cidade de Macau no Rio Grande do Norte no dia 24 de Novembro juntamente com a minha turma do 4° Período de Geografia ( SIIM, eu estou cursando licenciatura pela universidade estadual da paraiba) e a turma do 6°.
 A viajem para Macau foi realizada no intuito de conhecer a  RDS - Reserva de Desenvolvimento Sustentável  Parque do Tubarão - Diego Lopes que fica entre as cidades de Macau e Guamaré  ( vou deixar o mapa aqui em baixo para vocês entenderem). A reserva fica na parte litorânea de Rio Grande do Norte contribuindo para o ar praiano do lugar além de contribuir para a pesca fonte principal da renda local.

O objetivo da reserva é resguarda o modo tradicional de vida da população, Assegurar na atividade baseada no sistema sustentável de exploração de recursos naturais, estas desenvolvidas tradicionalmente ao longo de gerações e adaptadas as condições ecológicas locais e que desempenham papeis fundamentais na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.

                                  ( Fonte: http://www.idema.rn.gov.br/)

A nossa chegada a Reserva se deu por volta das 8:00 da noite, e nos distribuímos em duas pousadas eu fiquei na pousada do Helio que fica a beira mar e nos prestigiava com essa vista maravilhosa logo de manha cedo!!

                                                     
 Na manhã do dia 25 iniciou com um passeio de barco até uma margem de terra que de uma certa forma diminui a força da água do mar chegar as margens,  a travessia demora certa de 30 minutos e durante todo o percurso o guia explicou o proposito da preservação ambiental... AAAh e só uma explicaçãozinha, a pesar do nome parque do tubarão a região não tem registro de Tubarão!!


Como a economia baseia-se principalmente na pesca, é comum durante o passeio ver barcos no mar e ancorado na beira da praia <3 O banho de mar é liberado para os visitantes porém existe um tempo especifico de acordo com a maré pois, caso ela baixe o barco fica preso e não consegui-se fazer o retorno. ( Enquanto alguns tomavam banho eu fui para o barco e entrei na cabine para tirar fotinhas rsrs)


Vista da faixa de terra de dentro do barco... A casinha é feita de "taipa" de forma que não agride a natureza e usada pela população como abrigo!!


Ao chegar na margem de terra vimos de pertinho uma parte de mangue que encontrou naquele lugar ambiente propicio para se desenvolver, garantindo um tamanho mediano ideal para seu crescimento e tempo de vida visto que arvores de manguezais muito grande tem dificuldade de mandar nutrientes  para o topo das arvores. Com três tipos o mangue: vermelho, preto e o mangue branco a RDS de Diego Lopes tenta preserva o local usando apenas os galhos secos considerado "morto" para uso de fogueira pelos pescadores...


Outro diferencial da região é a existência da vegetação do tipo Caatinga ( vegetação encontradas em locais secos como o nordeste mais especificamente no sertão) já que esta área é litorânea estaria mais propicia a existência de mata atlântica porém a caatinga se adaptou na região!! Coisa mais linda de se ver!



 Lembra que falei que esta faixa de terra controlava a força da água do mar? Pois é, esta ai uma pequena prova disso o mar mais agitado...


               ( Margem direita da faixa de terra em alto mar - Arquivo pessoal)


                           ( Margem Esquerda da faixa de terra - Arquivo Pessoal)

A região possui uma quantidade incrível de conchas do mar , isso se dar devido ao número pequeno de visitante em relação a outras praias porque, as pessoas costumam levar para casa de recordação diminuindo assim a quantidades delas. As conchas são uma das ferramentas de trabalho artesanal das mulheres da região... Inclusive ganhei um chaveiro lindo feito a mão como recordação!!



E para finalizar nosso dia, fizemos uma trilha a beira mar indo em direção as falésias  com ponto final no por-do-sol!!


Saudades deste lugar!! 




A noite após o jantar tivemos uma palestra com o Guia Thiago e por fim, musica ao vivo com cantor da região!!



Mais fotos deste da reserva:


Selecionei algumas fotos para mostrar a vocês confesso que uma missão quase impossível... Pois foram inúmeras com paisagens incríveis <3


Alguém me leva de volta para este lugar?!? <3


Se você gosta de natureza, tranquilidade, se afastar por um tempo da agitação das grandes cidades, super indico a reserva lembrando sempre de mante-la limpinha durante o passeio!! A pousada é super aconchegante e conosco a alimentação foi realizada como um acordo entre os donos de restaurantes e cada refeição foi realizada em locais diferente exceto o café da manha que era fornecido pela  Pousada do Hélio!!



É isso amores, espero que tenham gostado do nosso mini roteiro turístico e deixo aqui o convite: Conheça o nordeste, conheça Macau!! 

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário!! Ele estará disponivel assim que for aprovado. Beijos da Magna minhaLindeza :*